Crítica e Ebooks

Para muita gente crítica é algo pejorativo, coisa que se faz para diminuir algo ou alguém, em linguagem popular crítica e elogio são antônimos, às vezes é assim, mas está longe de ser a verdadeira crítica, que deve ser analítica, não condenatória. Este uso equivocado da palavra faz com que uma sociedade como a nossa, de aparente boa camaradagem, não a veja com bons olhos. Muito da crítica que se vê por aí se furta a qualquer análise, rasga elogios sobre uma obra, trabalho de propaganda não de crítica, ou denigre um livro, também sem fundamento analítico. O fundamento na crítica é importante, mais do que o julgamento, já li críticas extremamente pejorativas que por apresentar bom fundamento me fez discordar do crítico em seu julgamento e assim encontrar boa literatura.

Uma boa crítica analítica explanada com fundamento não é tarefa fácil, exige erudição do crítico e leitura meticulosa, notando valores e falhas literárias, é importante perceber que todos os grandes autores tem falhas, mas é seu ponto forte que os faz quem são, podem chamar isto de estilo, mestria ou o que for, mas é inegável, o autor escolhe escrever de um jeito, não de outro, e este jeito é o perfeito ao efeito que quer dar ao livro. Shakeaspere, não há o que dizer é um cânone da literatura, mestre nos diálogos, mas e suas descrições? Era dramaturgo, o cerne de seu trabalho está no diálogo, assim como Cervantes tinha estilo distinto mas mestral.

Os ebooks vão mudar a literatura como a prensa de Gutenberg mudou o livro, e para isto é preciso uma nova forma de crítica, uma que acompanhe as incríveis possibilidades editoriais do livro eletrônico. Quantos manuscritos são rejeitados pelas grandes editoras? Quantos livros excelentes de sucesso foram inúmeras vezes rejeitados? Por maior que seja uma editora, sua capacidade de análise e publicação é mínima, e isto é muito mais crítico no Brasil. A possibilidade de um autor se auto-publicar em ebook é infinitamente superior que em papel, desta maneira podemos ter uma diversidade de títulos muito maior. Ai que entra o papel fundamental da crítica, ajudar o leitor a navegar neste mar de livros que estão por surgir.

Ouso advogar que vamos precisar de uma crítica especializada que só atenda aos livros eletrônicos, os livros em papel já tem seu caminho, aqueles que só existem no reino digital estão desbravando novos territórios. É preciso notar que a crítica depende do crítico, quase toda crítica da literatura brasileira vem da academia, assim, por mais que nos deliciemos com os livros de JK Roling, a crítica acadêmica sempre lhe será pejorativa, inexiste no Brasil a crítica de gêneros, livros de fantasia, infantis, cyberpunk, policial dentre outros, são avaliados por pessoas que apreciam o gênero e podem dar uma melhor visão ao leitor apreciador do mesmo assunto. Nem todo livro é para todos os leitores, existem livros que só vão interessar um pequeno grupo, livros de nicho, e aqui o ebook é também uma excelente ferramenta, livros específicos eram caríssimos ou nem eram impressos.

Se todos os manuscritos submetidos às editoras vierem a público, o trabalho da crítica será bestial, nem um exército daria conta de tal tarefa, boa crítica é trabalhosa. Como lidar com o problema? Acredito que em vez de tudo ser criticado, deve aquele que se propor a crítico de ebook realizar o trabalho apenas para as obras que achar mérito, se arrisque a dizer: “Este é bom!” e assumir o ônus desta afirmação fundamentando sua crítica. E o que fazer com os rejeitados? Devem ficar anônimos no processo crítico, para que a rejeição não se torne pejorativa e assim possam achar outro crítico que se disponha a ler, encontrar o mérito, escrever e assinar que: “este é bom”. As boas críticas são as mais arriscadas, as que exigem maior coragem do crítico quando fala de um autor estreante.

Quem serão estes críticos? Qualquer um de nós! A sua competência ou a falta dela serão atestadas pelas obras que receberem sua crítica, assim teremos novos autores e novos críticos ajudando a pavimentar o mercado dos ebooks.

Alex

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s